Alguns fatos relevantes em cada ano:
1963: Lançamento do Autorama
no Brasil. Conjuntos denominados Auto-Rama, com carros Corvette ou Fórmula Jr.
Aceleradores “de mesa”. Vários acessórios. Pistas eram cinza/bege e bem mais
estreitas que as de 1967 em diante. São vendidos conjuntos diferentes, sem
nomes diferenciando-os, mas com opção de 2 ou 4 fendas.
1964: Não há novidades neste
ano. 1º. Festival Aberto de Auto-Rama, patrocinado pela Estrela, em São Paulo.
1965:
Ano de mudanças: pistas, ainda estreitas, passam a ser pretas (e seguirão nessa
cor até 1971); transmissões passam a ser por pinhão e coroa, de Nylon; Guia
móvel, contatos flexíveis. Lançamento do Willys Interlago Berlineta, Ferrari
156 (Shark Nose) e Jaguar-D. É disponibilizado o primeiro chassis de alumínio,
para o Jaguar.
1966: Muitas mudanças: logo
da Estrela; Estrela começa a vender na escala H.O.: a pilha e elétrico; carros
Simca Chambord, Volkswagen 1.200 (Fusca), Willys Gordini. Em 1:32 os carros
lançados são: Ford GT40, Ford Mustang GT, Chaparral 2A, Lotus-30 e Cobra Shelby
(estes 3 últimos em acetato). No fim deste ano as pistas mudam para o padrão
Revell (mais largas e com encaixes arredondados) e os conjuntos vendidos
recebem o nome de Super Pistas (S/P). Começa a venda de pistas separadamente.
Motores Super 100, Super Força 100 e Super Força 200. Acelerador Cox de polegar
(azul).
1967:
Lançamentos: Chaparral 2A, Cheetah GT e Lotus 38e em plástico injetado; Voltam
a ser oferecidos 4 conjuntos; Não há novidades na escala HO. A Estrela começa a
vender carros na escala 1:24: Chaparral, Ford GT40, Firebird, Ferrari 330 P2,
Ferrari 156 (os 3 últimos em acetato). Venda de Kits de Alta Performance.
Começa a vender pistas de madeira. Os conjuntos começam a ser diferenciados por
nomes (Indianápolis, Grand Prix)
1968: Ano de grandes
mudanças: Pistas; controles; chega o chassis basculante de alumínio! A pista
passa a ser do modelo usado até o final, ainda que tenham ocorrido mudanças de
cor. É lançada a Curva Inclinada. Chegam o Ford J e o Andorinha. São oferecidos
4 conjuntos, sendo a última vez que é oferecido o 4 fendas, que só retornaria
em 1975, já na nova fase do Autorama Estrela. As carrocerias 1:24 em acetato
saem do catálogo (somente o Chaparral em plástico injetado 1:24 é mantido). Foi
o fim, também, dos motores Super Força 100, 200 e 600.
1969: Lançamentos: Lola T70
MKIII; Puma GT 1600; Looping; acelerador de polegar oriundo da Revell; conjunto
1:32 à pilha. A Estrela lança também o Derbi-Rama. Último ano do Mustang T.
1970: Lançamento do Porsche
977 GT e do Alfa-Romeo 33 Sport.
1971: Saem do catálogo o
Ford GT40, a Lotus 38, o conjunto Looping e o Derbi-Rama.
1972: Mudança na Estrela:
foco na Fórmula 1. Conjuntos Auto-Rama S.P. Série Fittipaldi (1ª. série). Lotus
72D (preta e vermelha). Chassis de alumínio e latão. Motor preto assinado pelo
Emerson Fittipaldi. Transmissão por pinhão de 7 e coroa de 33 dentes. A pista
passa a ser cinza claro. A Estrela lança os ótimos pneus de microespuma cinza
(Vendido até 1974, foi o melhor e mais durável de seus pneus – continuam macios
e muito aderentes mesmo em 2024).
1973: Início dos conjuntos
Auto-Rama Fittipaldi - Série Campeão do Mundo. Tyrrell 003 e Brabham BT34. Saem
de linha a Lola T70 e o Puma GT.
1974: Nome dos conjuntos
passa a ser Autorama (sem o hífen e sem a sigla S.P. - Super Pista. É lançada a
McLaren M23 (entrada de ar quadrada) e o conjunto Grande Prêmio do Brasil. Motor
branco de 2 furos. 10 anos após o primeiro, a Estrela Patrocina o 2o.
Campeonato Nacional de Autorama. Saem de catálogo: o Porsche 907; o Alfa-Romeo
33 e o acelerador Cox. Último ano dos pneus de micro espuma cinza que não
endurecem.
1975: Lançamentos: Série
Bi-Campeão; conjunto F1 4 fendas; motor com 2 furos redondos cor cinza
metálico. Fim dos motores com furo oval. Fórmula 1 Fittipaldi-Copersucar cinza
e McLaren 23/9. Acelerador azul, de gatilho. O acelerador de
polegar, vermelho, da Revell para de ser vendido, assim como o Ford J.
1976: É lançada a Série
Campeões do Mundo e o carro Ferrari 312 T4. Os chassis todo em latão.
1977: Lançamentos: Série
alta Rotação; Torre de Som/Cronometragem; Fittipaldi-Copersucar Amarelo (ou foi
em 1978?); motor com caixa cromada e Nylon branco. Coroa muda de 33 para 35
dentes. O Fittipaldi-Copersucar cinza sai do catálogo.
1978: Sem novidades.
1979: Sem novidades
1980: Lançamento do Autorama
Fittipaldi, mas série Super Curva. Muitas mudanças. Os conjuntos recebem o
termo Novo na frente do nome (Novo Gávea, etc.), exceto para o conjunto Rally,
de 2 fendas muito grande e que vinha com 4 Fiats. Foram lançadas, também a Ligier JS11 e a
Ferrari T4. Chassis para motores “transversais” (na diagonal); carrocerias têm
menos detalhes. Os eixos e cubos deixaram de ser de rosca e passaram a ser de
Pivô. Parafusos do tipo fenda para
fixar rodas e coroa.
1981: Fim da era Fittipaldi
e início do Autorama Nelson Piquet. Conjuntos Gávea, Interlagos, Fórmula 1 e Stock
Car, que entra no lugar do Rally, mas vem com apenas 2 Fiats. É Lançada a
Brabham BT49. Os chassis passam a ser zincados.
1982: Sem novidades.
1983: Estrela muda o nome
para Autorama Ayrton Senna, Série Pole Position. Apenas 2 conjuntos: Barra e
Silverstone. Lançamento do Ralt RT/3 (Fórmula 3).
1984: Sem novidades.
1985: Lançamento do Autorama
Ayrton Senna, série Pole Position. Conjuntos Estoril e Jacarepaguá. Lotus 98T
Preta (John Player Special) e da Ferrari T4 com aerofólio preto.
1986: Retorno do Autorama
Nelson Piquet, Série Corrida dos Campeões, voltando a ter 3 conjuntos: GP
Inglaterra, GP Mônaco e GP Brasil. Lançamento da Willians FW11 (Bico de
Papagaio).
1987: Estrela lança 2 nomes
diferentes nesse ano, cada um deles com 2 conjuntos: Autorama Ayrton Senna,
Série Ayrton Senna (Silverstone e Detroit) e Autorama (sem nome complementar),
Série Piquet x Senna Duelo de Campeões (GP Brasil 1000 e 2000). Lotus 99T
Amarela.
1988:
São lançadas 3 séries: Autorama, Séries: Senna Ás da Largada, Piquet Tri-Campeão
e Super Show Fórmula 1. Carros: McLaren (U), Willians FW11B, Lotus 100T
Amarela, Ferrari T4 (aerofólio preto, copo). Mudança no chassis: zincado, mais
leve e sem pêndulo. Lançamento do motor Oxford cromado com Nylon azul, com
pinhão com 9 e coroa de 32 dentes. Rodas
e coroa passam a ser fixadas com parafuso do tipo Allen. Carrocerias passam a
ter um copo para servir de apoio à Guia.
1989: Sem novidades.
1990: Volta do Autorama,
Série Ayrton Senna, com apenas 2 conjuntos: Senna Ás da Largada e Duelo de
Campeões. McLaren MP4/5B (V) e Ferrari 641. Aceleradores e guard-rails em
vermelho-alaranjado. Pistas pretas.
1991: Sem novidades.
1992: Sem novidades.
1993: Sem novidades.
1994: Autorama Série Ayrton
Senna, conjuntos Senna Ás da Largada e Duelo de Campeões; Willians FW16. Lançamento
do motor Oxford cromado com Nylon preto e transmissão mantida com pinhão de 9 e
coroa de 32 dentes. Começa o uso dos adesivos autocolantes. Este foi o último lançamento
em que a Estrela usou o logo específico do Autorama.
1995: Sem novidades.
1996: Sem novidades.
Períodos descritos:
1997 a 2004
2005 a 2023
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