Resumo de fatos marcantes de 1963 a 2023

 




Alguns fatos relevantes em cada ano:

1963: Lançamento do Autorama no Brasil. Conjuntos denominados Auto-Rama, com carros Corvette ou Fórmula Jr. Aceleradores “de mesa”. Vários acessórios. Pistas eram cinza/bege e bem mais estreitas que as de 1967 em diante. São vendidos conjuntos diferentes, sem nomes diferenciando-os, mas com opção de 2 ou 4 fendas.

1964: Não há novidades neste ano. 1º. Festival Aberto de Auto-Rama, patrocinado pela Estrela, em São Paulo.

1965: Ano de mudanças: pistas, ainda estreitas, passam a ser pretas (e seguirão nessa cor até 1971); transmissões passam a ser por pinhão e coroa, de Nylon; Guia móvel, contatos flexíveis. Lançamento do Willys Interlago Berlineta, Ferrari 156 (Shark Nose) e Jaguar-D. É disponibilizado o primeiro chassis de alumínio, para o Jaguar.

1966: Muitas mudanças: logo da Estrela; Estrela começa a vender na escala H.O.: a pilha e elétrico; carros Simca Chambord, Volkswagen 1.200 (Fusca), Willys Gordini. Em 1:32 os carros lançados são: Ford GT40, Ford Mustang GT, Chaparral 2A, Lotus-30 e Cobra Shelby (estes 3 últimos em acetato). No fim deste ano as pistas mudam para o padrão Revell (mais largas e com encaixes arredondados) e os conjuntos vendidos recebem o nome de Super Pistas (S/P). Começa a venda de pistas separadamente. Motores Super 100, Super Força 100 e Super Força 200. Acelerador Cox de polegar (azul).

1967: Lançamentos: Chaparral 2A, Cheetah GT e Lotus 38e em plástico injetado; Voltam a ser oferecidos 4 conjuntos; Não há novidades na escala HO. A Estrela começa a vender carros na escala 1:24: Chaparral, Ford GT40, Firebird, Ferrari 330 P2, Ferrari 156 (os 3 últimos em acetato). Venda de Kits de Alta Performance. Começa a vender pistas de madeira. Os conjuntos começam a ser diferenciados por nomes (Indianápolis, Grand Prix)

1968: Ano de grandes mudanças: Pistas; controles; chega o chassis basculante de alumínio! A pista passa a ser do modelo usado até o final, ainda que tenham ocorrido mudanças de cor. É lançada a Curva Inclinada. Chegam o Ford J e o Andorinha. São oferecidos 4 conjuntos, sendo a última vez que é oferecido o 4 fendas, que só retornaria em 1975, já na nova fase do Autorama Estrela. As carrocerias 1:24 em acetato saem do catálogo (somente o Chaparral em plástico injetado 1:24 é mantido). Foi o fim, também, dos motores Super Força 100, 200 e 600.

1969: Lançamentos: Lola T70 MKIII; Puma GT 1600; Looping; acelerador de polegar oriundo da Revell; conjunto 1:32 à pilha. A Estrela lança também o Derbi-Rama. Último ano do Mustang T.

1970: Lançamento do Porsche 977 GT e do Alfa-Romeo 33 Sport.

1971: Saem do catálogo o Ford GT40, a Lotus 38, o conjunto Looping e o Derbi-Rama.

1972: Mudança na Estrela: foco na Fórmula 1. Conjuntos Auto-Rama S.P. Série Fittipaldi (1ª. série). Lotus 72D (preta e vermelha). Chassis de alumínio e latão. Motor preto assinado pelo Emerson Fittipaldi. Transmissão por pinhão de 7 e coroa de 33 dentes. A pista passa a ser cinza claro. A Estrela lança os ótimos pneus de microespuma cinza (Vendido até 1974, foi o melhor e mais durável de seus pneus – continuam macios e muito aderentes mesmo em 2024).

1973: Início dos conjuntos Auto-Rama Fittipaldi - Série Campeão do Mundo. Tyrrell 003 e Brabham BT34. Saem de linha a Lola T70 e o Puma GT.

1974: Nome dos conjuntos passa a ser Autorama (sem o hífen e sem a sigla S.P. - Super Pista. É lançada a McLaren M23 (entrada de ar quadrada) e o conjunto Grande Prêmio do Brasil. Motor branco de 2 furos. 10 anos após o primeiro, a Estrela Patrocina o 2o. Campeonato Nacional de Autorama. Saem de catálogo: o Porsche 907; o Alfa-Romeo 33 e o acelerador Cox. Último ano dos pneus de micro espuma cinza que não endurecem.

1975: Lançamentos: Série Bi-Campeão; conjunto F1 4 fendas; motor com 2 furos redondos cor cinza metálico. Fim dos motores com furo oval. Fórmula 1 Fittipaldi-Copersucar cinza e McLaren 23/9. Acelerador azul, de gatilho. O acelerador de polegar, vermelho, da Revell para de ser vendido, assim como o Ford J.

1976: É lançada a Série Campeões do Mundo e o carro Ferrari 312 T4. Os chassis todo em latão.

1977: Lançamentos: Série alta Rotação; Torre de Som/Cronometragem; Fittipaldi-Copersucar Amarelo (ou foi em 1978?); motor com caixa cromada e Nylon branco. Coroa muda de 33 para 35 dentes. O Fittipaldi-Copersucar cinza sai do catálogo.

1978: Sem novidades.

1979: Sem novidades

1980: Lançamento do Autorama Fittipaldi, mas série Super Curva. Muitas mudanças. Os conjuntos recebem o termo Novo na frente do nome (Novo Gávea, etc.), exceto para o conjunto Rally, de 2 fendas muito grande e que vinha com 4 Fiats.  Foram lançadas, também a Ligier JS11 e a Ferrari T4. Chassis para motores “transversais” (na diagonal); carrocerias têm menos detalhes. Os eixos e cubos deixaram de ser de rosca e passaram a ser de Pivô. Parafusos do tipo fenda para fixar rodas e coroa.

1981: Fim da era Fittipaldi e início do Autorama Nelson Piquet. Conjuntos Gávea, Interlagos, Fórmula 1 e Stock Car, que entra no lugar do Rally, mas vem com apenas 2 Fiats. É Lançada a Brabham BT49. Os chassis passam a ser zincados.

1982: Sem novidades.

1983: Estrela muda o nome para Autorama Ayrton Senna, Série Pole Position. Apenas 2 conjuntos: Barra e Silverstone. Lançamento do Ralt RT/3 (Fórmula 3).

1984: Sem novidades.

1985: Lançamento do Autorama Ayrton Senna, série Pole Position. Conjuntos Estoril e Jacarepaguá. Lotus 98T Preta (John Player Special) e da Ferrari T4 com aerofólio preto.

1986: Retorno do Autorama Nelson Piquet, Série Corrida dos Campeões, voltando a ter 3 conjuntos: GP Inglaterra, GP Mônaco e GP Brasil. Lançamento da Willians FW11 (Bico de Papagaio).

1987: Estrela lança 2 nomes diferentes nesse ano, cada um deles com 2 conjuntos: Autorama Ayrton Senna, Série Ayrton Senna (Silverstone e Detroit) e Autorama (sem nome complementar), Série Piquet x Senna Duelo de Campeões (GP Brasil 1000 e 2000). Lotus 99T Amarela.

1988: São lançadas 3 séries: Autorama, Séries: Senna Ás da Largada, Piquet Tri-Campeão e Super Show Fórmula 1. Carros: McLaren (U), Willians FW11B, Lotus 100T Amarela, Ferrari T4 (aerofólio preto, copo). Mudança no chassis: zincado, mais leve e sem pêndulo. Lançamento do motor Oxford cromado com Nylon azul, com pinhão com 9 e coroa de 32  dentes. Rodas e coroa passam a ser fixadas com parafuso do tipo Allen. Carrocerias passam a ter um copo para servir de apoio à Guia.

1989: Sem novidades.

1990: Volta do Autorama, Série Ayrton Senna, com apenas 2 conjuntos: Senna Ás da Largada e Duelo de Campeões. McLaren MP4/5B (V) e Ferrari 641. Aceleradores e guard-rails em vermelho-alaranjado. Pistas pretas.

1991: Sem novidades.

1992: Sem novidades.

1993: Sem novidades.

1994: Autorama Série Ayrton Senna, conjuntos Senna Ás da Largada e Duelo de Campeões; Willians FW16. Lançamento do motor Oxford cromado com Nylon preto e transmissão mantida com pinhão de 9 e coroa de 32 dentes. Começa o uso dos adesivos autocolantes. Este foi o último lançamento em que a Estrela usou o logo específico do Autorama.

1995: Sem novidades.

1996: Sem novidades.


Períodos descritos:

Autorama Estrela - Início

1963 a 1971

1972 a 1979

1980 a 1996

1997 a 2004

2005 a 2023

Origem do Autódromo do Quebra Coco

Pistas de Autorama no Brasil

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